Subscribe:

Ads 468x60px

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Xamanismo- Simbologia Animal

Xamanismo - Simbologia Animal


No Xamanismo cada animal tem uma simbologia - Simbologia Animal. Esta simbologia animal do Xamanismo remete ao animal de poder de cada um de nós. (Se pretender saber mais sobre o Xamanismo leia também: Bases do Xamanismo)

Os nativos norte-americanos dizem: “Não é apenas o homem que foi feito à imagem de Deus: também foram o Jaguar, o búfalo, o urso, a águia, a serpente, as borboletas, as árvores, os rios e as montanhas”.

Xamanismo- Simbologia Animal



Esta simbologia animal do Xamanismo retrata que "os animais estão mais próximos do que nós da fonte divina". Cada espécie de animal tem um “animal mestre” que é também um poder espiritual e com o qual temos que nos relacionar. Cada animal evidencia uma característica, ou um estado de espírito, um instinto, um afecto. O pânico à vista ou proximidade de certos animais parece um resíduo na nossa psique. Arque-tipicamente essa emoção está ligada a Pã, o deus arcaico dos animais, que podia encher de pânico tanto animais como homens.


Cavalo

Xamanismo- Simbologia Animal

O cavalo era considerado uma pequena maravilha da natureza para o índio, passando a conotar-se como sagrado.O índio sempre achou que o cavalo tinha uma característica misteriosa ou sagrada, referindo-se várias vezes ao cavalo como "o grande cachorro" ou o "cachorro sagrado".

A importância cerimonial dos cavalos é forte em muitas culturas. Na cerimónia Navajo do "Caminho do inimigo", que é usada para libertar alguém que entrou em contacto com o inimigo do mal, os cavalos transportam o bastão sagrado e carregam o mal para longe da pessoa. Os cavalos são o foco de muitas cerimónias e de planícies também.

Búfalo

Xamanismo- Simbologia Animal
O Búfalo, ou bisão, é considerado por muitas tribos com sendo um símbolo de abundância pois era a carne do búfalo que alimentava o povo, e o couro que fornecia vestuário e abrigo,e os ossos e tendões que forneciam as ferramentas de sobrevivência.

Na lenda do cachimbo sagrado, o Búfalo Branco deu o Cachimbo Sagrado aos Sioux como um vigilante da Nação Vermelha. Este cachimbo guardava o poder do Grande Espírito. Ele trazia às pessoas a mensagem de paz e dizia que eles teriam uma boa caçada e se transformariam em uma grande nação.

A aparição de um búfalo branco é um sinal de que os deuses ou os antepassados têm ouvido as prezes. Tal como é um sinal de um tempo vindouro de muita abundância.

"Medicina do Búfalo" significa trazer uma honra especial ou agradecimento por todas as coisas que a Terra fornece a seus filhos. Usar a medicina do búfalo é fumar o cachimbo de uma forma sagrada, e louvar a riqueza da vida a ser compartilhada com todos.

Se o nome de uma criança incluía a palavra "búfalo" nele, os índios acreditavam que a criança seria especialmente forte e iria amadurecer rapidamente. Se um guerreiro recebesse outro nome após uma visão ou uma grande caçada ou feito de guerra, e seu novo nome incluísse a palavra "búfalo", isso significava que o búfalo era o seu guia espiritual, ou que ele demonstrava a força de um búfalo, ou que ele era um caçador extraordinário. Em outras palavras, o nome descrevia os poderes de um homem.

Sociedades que recebiam o nome de búfalo tinham o animal como seu protector. Homens santos que viam o búfalo nas suas visões durante as quais eles eram convocados a praticar a medicina, buscariam, a partir disso, comungar com o Grande Espírito através do búfalo.


Águia

Xamanismo- Simbologia Animal

A águia é o grande pássaro sagrado dos índios Cherokee e de quase todas as tribos nativas. Cada grupo tribal tem as suas próprias histórias e lendas a respeito da Águia. Somente os maiores guerreiros e Curandeiros usavam penas de águia.

A medicina da águia é o poder do grande espírito, a conexão com o divino. É a habilidade de viver no domínio do espírito, e ainda permanecer conectado e equilibrado dentro do domínio da terra.
Se alguém sonhasse com uma águia ou penas de águia, a comunidade organizava uma "Dança da Águia" assim que possível. Isto somente poderia ser feito no final do Outono ou Inverno quando as canções cantadas durante a dança encolerizasse as cascavéis.

A águia poderia ser apenas morta por um matador profissional de águias que conhecesse as cerimónias apropriadas para desviar-se da vingança do espírito da águia. Havia apenas algumas ocasiões quando a águia poderia ser morta, normalmente somente quando uma dança da águia fosse realizada.

Lobo

Xamanismo- Simbologia Animal

Para os nativos americanos, o lobo é um símbolo espiritual poderoso. Eles são considerados como professores "descobridores de trilhas". A estrela do lobo era vermelha , uma cor estimada, associada com o lobo por todas as tribos. Também conhecida como Sírius, ela é a estrela mais brilhante no céu do norte. A via láctea era o caminho do lobo - a rota para o paraíso. Com o tempo, o lobo também tornou-se associado dentro das quatro estações com o Verão, entre as árvores com o salgueiro, e entre as grandes forças naturais com as nuvens.


Os índios respeitavam a bravura do lobo como caçador, sua determinação, e a maneira como ele se movia silenciosamente pela paisagem. Eles ficavam emocionados com o seu uivo, o qual eles algumas vezes consideravam como uma conversa com o mundo espiritual. O lobo aparece em muitas lendas como um mensageiro, um viajante de longa distância e um guia para qualquer um que esteja à procura e em busca do mundo espiritual. Ele era o presságio de novas ideias que retornavam ao clã para ensinar e compartilhar a medicina.
O lobo é o grande professor. O lobo é o sábio, que após muitos Invernos no caminho sagrado e buscando os caminhos da sabedoria, retorna para compartilhar seu conhecimento com a tribo. O lobo é tanto o radical quanto o tradicional na mesma respiração. Quando um lobo caminhar até você, você se lembrará.
Os mais velhos nos contam histórias sobre nosso início e de um tempo quando o ser humano apareceu na Terra. Foi o lobo que ensinou aos humanos os caminhos de viver em harmonia. Foi o lobo que nos ensinou como criar a comunidade sobre a Terra, pois os lobos têm um conhecimento intuitivo da ordem no meio do caos e eles possuem a habilidade para sobreviver à mudança, intactos.
Xamanismo- Simbologia Animal



A medicina do lobo é muito antiga e nasceu da experiência da vida. O lobo olhará profundamente dentro de seu coração e compartilhará todo o seu conhecimento, mas exigirá participação total, e sinceridade absoluta.
Quando um lobo se aproxima de você, a própria presença do lobo reacenderá antigas memórias dentro de sua alma. Através do atrito da experiência você reacende as fogueiras individuais da alma interior e questiona as manifestações da sua própria consciência. Você pode possuir uma coisa somente quando você vier a possuir a experiência emocional dela, e perceber a responsabilidade por sua criação. Então você estará livre para continuar. A medicina do lobo pode fazer você completo.
Você retornará para o Lobo muitas vezes na sua vida à medida em que você completar e iniciar os seus ciclos de experiências e buscar a verdade interior.

Corvo

Xamanismo- Simbologia Animal

Foi o corvo quem criou as águas e o salmão, que veio para sacrificar-se pelas pessoas. O corvo modela cada criatura que caminha ou voa. O corvo ajudava os merecedores, mas adorava enganar os incautos; e tão cheio de travessuras quanto maravilhoso que ele era, que fez este mundo da forma como ele é.
O corvo é o mensageiro da magia do grande vazio onde todo o conhecimento espera por nós. Sua medicina poderosa pode nos dar a coragem para entrar na escuridão deste vazio, chamado de "Grande mistério". Ele é também o símbolo das mudanças de consciência, de níveis de consciência e de percepção.


Urso

Xamanismo- Simbologia Animal

Divindade cultural mais antiga do mundo que é considerada como sendo um símbolo do inconsciente, ligado à terra-mãe, e é uma representação simbólica de nossos instintos.
Debaixo desta figura imponente se oculta uma alma bondosa. Indica que você deve deixar manifestar suas qualidades, esses pensamentos nobres que você tenta esconder por detrás de sua aparente auto-suficiência. Se no sonho o urso aparece junto da pessoa à qual você está intimamente ligado (a), fará uma referência às relações que mantêm com ela. Esta é a mensagem que o urso lhe transmite: é possível que você não necessite de ninguém te rasgue o peito, mas, será melhor compartilhar seus desejos, interesses e preocupações com as pessoas que você tem ao redor.
O urso é uma criatura de contrastes; possui uma força enorme e ainda assim adora frutas e mel. Por causa do seu hábito de hibernar durante os meses de Inverno, os ursos podem representar ressurreição. Foi o emblema para os reinos da Pérsia e da Rússia. Para os Celtas é o símbolo do guerreiro.
Na Psicologia Junguiana (explora extensivamente os sonhos e fantasias) o urso representa o perigo causado pelo conteúdos incontroláveis do inconsciente e por causa disto é frequentemente associado como um atributo do homem cruel e rude.
A energia do urso é a energia que procura a sua verdade mais profunda, e com a descoberta desta verdade você é agraciado com o mel da vida – a doçura que vem com o saber de quem você realmente é. A energia do urso ajuda-o a ir para dentro e tocar o grande vazio de onde a criação e você vieram. Entrando no silêncio damo-nos a oportunidade de retornar ao mundo mais forte e mais sábio. O Urso também nos ensina que parar de pensar não é o fim do mundo; com a sua energia podemos ver que somos muito mais do que os nossos pensamentos. Portanto, tire uma folga e explore o seu interior. Do lugar do urso podemos ver que a vida é mais parecida com um sonho e que o nosso verdadeiro eu não é tão amarrado aos assuntos terrenos.
Ter o símbolo do urso em si é afirmar a sua intenção de fazer viagens interiores e se conectar com lugares onde a intuição e o “saber sem pensar” são as regras.
Algumas actividades que podem ajudá-lo nesta conexão é a meditação, sonhar, fazer longas caminhas sozinho e desligar a televisão.
Ser perseguido ou atacado por um urso denota agressão, grandes obstáculos e competição. Você pode encontrar-se numa situação ameaçadora..
Também significa um ciclo de vida e morte e renovação, pode ser um sinal de um período de introspecção e pensamento.



No Xamanismo a simbologia animal abrange muitos mais animais... Ora veja o Tarot Índios Americanos I e o Tarot Xamânico

Todos nós já sonhámos com animais...Veja o significado do animal no seu sonho Sonhar com animais


"Se você conversar com os animais, eles conversarão consigo e vocês conhecer-se-ão. Se você não conversar com eles, você não os conhecerá, e o que você não conhece, você teme. O que tememos, nós destruímos"
Chefe Dan George (Sioux)




Veja o Tarot Xamânico:

Tarot Xamânico I

Tarot Xamânico II

MÉTODOS DE TIRAGEM - TAROT XAMÂNICO 


O seu , TOTEM XAMÂNICO é feito uma única vez na sua vida, ficará a saber quais os seus animais de poder... Ou seja, este processo de tiragem, faz-se APENAS UMA VEZ NA VIDA. Aprenda com os seus animais de poder para melhorar a sua vida... Veja: TOTEM XAMÂNICO - ANIMAIS

2 comentários:

Arcadio disse...

Pocahontas, adorei seu blog,muito esclarecedor.Sou um grande admirador da cultura nativa norte-americana.Parabéns pelo desejo de compartilhar essas coisas conosco.Um abração de John Smith.

Unknown disse...

Eu já fiz um ritual para me conectar com totem e descobri que ele é um lobo, aparentemente todo branco. Isso explica minha profunda adimiração pelos canídeos principalmente os lobos pela sua forma de caça, organização dentro da matilha, mas o que mais me adimira nos lobos é fato de que se alguem fizer mal algum lobo ele jamais esquecerá e na primeira oportunidade ele irá se vingar, e da mesma forma ele não esquecerá jamais daquele o fez bem.
Eu sabia que antes de fazer o ritual a possíbilidade do meu totem ser um lobo era muito grande, não só pelo fato que descrevi assim mas também porque a cor vermelha está muito presente na minha vida ainda mais porque eu amo a Rússia que quase sempre associada a cor vermelha. Então se eu não fosse um lobo seria um urso.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...