Xamanismo
A sua origem não tem raízes históricas ou geográficas, na realidade é um conjunto de ensinamentos milenares que, através da tradição de tribos indígenas do mundo todo, foram sendo passadas até aos dias de hoje.
Esses ensinamentos são baseados na observação da natureza e seus sinais: Sol, Lua, Terra, Água, Fogo, Ar, Animais, Plantas, Vento, Ciclos, etc...
Xamanismo - Arte de Viver
Pode-se considerar o Xamanismo como a verdadeira - Arte de Viver.
Ao observarem o ciclo da natureza e as suas manifestações, os antigos xamãs puderam perceber a sua conexão com o todo. Desta forma, abriram-se ao aprendizado, daquilo que, e quem realmente somos. Assim, tornaram-se capazes de elevar a consciência e se relacionar com outras realidades e dimensões, assim como manter plena e perfeita, a harmonia com a natureza, possibilitando a total integração dos seus corpos: físico, mental, emocional e espiritual.
A prática do xamanismo utiliza-se do trabalho com: ervas, direcções sagradas, rituais, jornadas xamanicas, contacto com natureza e seres espirituais, ritmos, danças e movimentos corporais, elementos básicos da natureza (água, terra, ar, fogo, cristais, pedras, argila, etc...), cirurgias espirituais e técnicas de cura e purificação dos corpos físico, emocional, mental e espiritual, entre outras coisas.
Actualmente, está a acontecer um resgate dos conhecimentos do Xamanismo afim de aplicá-los no dia-a-dia, buscando o elevar da consciência para se alcançar o equilíbrio.
O Xamanismo tem como objectivos básicos:
- reconectar o Ser com a sua sabedoria interior
- conexão com a multidimensionalidade do ser humano
- ancoragem do poder pessoal
- conexão com seres espirituais
- limpeza dos corpos físico e subtis
- limpeza e harmonização de ambientes
- harmonização plena do Ser
- conscientização do aspecto espiritual de cada um e da sua inter relação com a natureza e com o planeta a que pertence
- activação das habilidades de coragem, força e sabedoria para lidar com questões generalizadas, curas e prevenção de distúrbios e doenças.
O conceito básico da cura xamanica é que " Ninguém cura o outro. A cura está dentro de cada um".
“Percebendo que os corpos visíveis são somente símbolos de forças invisíveis os anciãos trabalham o poder divino através da manifestação dos reinos da natureza... A era de ouro reconhece as coisas vivas de um ponto de vista que Deus pode ser perfeitamente compreendido através da suprema manifestação da sua força de trabalho: a Natureza. Cada criatura existente manifesta um aspecto da inteligência e poder do Grande e Eterno Criador...”
Xamanismo Norte Americano, dos índios Cherokees, Lakotas, Apaches, Navajos entre outros.
0 comentários:
Enviar um comentário