Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 15 de março de 2011

Totem - Índios

Totem - Índios e seu significado


Totem é uma palavra dos Peles Vermelhas e designa simplesmente o "Brasão" ou as "Armas" que a família o traz. O "Brasão" era pintado ou cravado na maioria dos objectos usados pelo proprietário.
As famílias dos Peles Vermelhas da América mandavam esculpir os seus Totens, quando podiam. Geralmente, eram altos pilares ou postes de cedro admiravelmente trabalhados. O "Brasão" ficava no elmo e em geral era um animal selvagem, ave ou peixe. Os índios tinham-no como talismã e acreditavam que quem velava por eles os protegia.
Para muitas pessoas, a ideia dos totens remete às imagens de rituais sagrados e cerimónias misteriosas. No entanto, mais do que objectos de adoração ou de rituais, os totens referem-se a uma grande variedade de relações: ideológica, mística, emocional e genealógica.
O totem pode ser feito por vários motivos, mas o seu propósito inicial é celebrar uma pessoa ou um evento especial, tendo como desígnio contar uma história por meio de símbolos, de animais e de pessoas. Crenças populares dizem que muitos animais podem se transformar em outros seres, ou até mesmo em humanos.
Os totens são quase sempre pintados, embora não haja essa necessidade.

As cores tradicionais incluem o preto, o branco, o vermelho, o amarelo e o verde-azulado.
Você já ouviu a expressão "homens na parte baixa do totem?" Ela descreve alguém de pouca importância ou estima. Mas tradicionalmente, a figura na parte mais baixa do totem é a mais importante.

Segundo Schoolcraft, analisando os termos dos totens tribais da América do Norte, "o totem, diz ele, é na verdade um desenho que corresponde aos emblemas heráldicos das nações civilizadas e que cada pessoa é autorizada a portar como prova da identidade da família à qual pertence. É o que demonstra a etimologia verdadeira da palavra, derivada de "dodaim", que significa aldeia ou residência de um grupo familiar - é uma etiqueta colectiva "tribal".


Significado dos Nove Animais possíveis no Totem


Leste: o animal do Leste conduz-o em direcção aos grandes desafios espirituais e protege o seu caminho na busca da iluminação.

Sul: o animal do Sul protege a criança que existe dentro de si e alerta-o para o momento em que deve ser submisso e confiar, afim de que o seu lado inocente e infantil permaneça em equilíbrio com a sua personalidade.

Oeste: o animal do Oeste conduz você em direcção à sua verdade interior e às respostas contidas no seu próprio ser. Ele também indica os caminhos que o conduzem aos seus objectivos.

Norte: o animal do Norte dá bons conselhos e orienta-o para saber quando deve falar e quando deve saber escutar. Ele também o alerta para a necessidade de ser grato a todas as bênçãos que você recebe todos os dias.

Acima: o animal Acima ensina-o a honrar a Grande Nação das Estrelas, lembrando-o de que veio das estrelas e para elas retornará um dia. Este também é o guardião da Dimensão dos Sonhos, o facilitador do seu acesso às outras dimensões.

Abaixo: o animal Abaixo dá-lhe lições acerca da Terra Interior e ajuda-o a manter os pés no chão e a perservar-se sempre no Caminho.

Dentro: o animal de Dentro ajuda-o a manter o coração alegre e a permanecer fiel às suas verdades pessoais. Ele também é o protector de seu espaço sagrado, aquele espaço que deve pertencer apenas a você e não deve ser invadido por ninguém, a não ser que você convide a compartilhá-lo.

Lado Direito: o animal do Lado Direito protege sua parte masculina e lhe ensina que, aconteça o que acontecer, ele será o seu Pai Protector. Este animal também zela pela sua coragem e pelo seu espírito guerreiro.

Lado Esquerdo: o animal do Lado Esquerdo protege sua parte feminina, ensinando-o a aceitar a abundância e a saber sustentar e alimentar a si mesmo e aos outros. A este animal também cabe dar-lhe lições acerca dos instintos maternais e dos relacionamentos com os demais humanos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...