Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 15 de março de 2011

Significado Cores - Cromoterapia

Cromoterapia

Conheça o poder e o significado das cores através da Cromoterapia e não deixe que a tristeza tome conta da sua vida!

significado-cores-cromoterapia
Com o ritmo acelerado do modo de vida dos nossos dias, o stress e cansaço é uma constante. Aproveite os recursos naturais da luz solar através da técnica milenar conhecida como Cromoterapia para recarregar a sua vida de energia e vitalidade. Não deixe que a má disposição tome conta da sua vida. Deixe-se levar pelo poder das cores!

A cromoterapia é uma técnica que utiliza as sete cores principais dos raios solares - vermelho,azul,anil e violeta-, para harmonizar e restabelecer o equilíbrio do indivíduo, favorecendo o seu bem-estar a nível físico e psicológico. As cores produzem subtilmente alterações químicas, ao emitir vibrações que actuam ao nível do sistema nervoso, podendo provocar excitação ou relaxamento, influenciar estados de espírito e transmitir energia e vitalidade.
De acordo com Ondina Balzano, especialista brasileira em Cromoterapia, a cura pela cor é conhecida pela humanidade desde há séculos, tendo sido utlizada pelas civilazações antigas, como a egípcia, grega, indiana ou chinesa. Esta terapia foi recuperada pela Psicologia e por outras áreas da medicina, que desde há uns anos têm vindo a usar a natureza da cor e as suas vibrações para combater doenças como a depressão ou enxaqueca, melhorar o metabolismo ou actuar em casos de dor crónica, entre muitos outros fins terapêuticos.

As sete cores que curam

A Cromoterapia baseia-se nas sete cores do espectro luminoso e nas suas vibrações específicas, que provocam modificações no sistema nervoso e actuam a nível físico e emocional. O estímulo colorido é captado pelos olhos e conduzido ao cérebro, onde se produzem alterações bioquímicas que vão resultar em sensações físicas e psicológicas. Esta técnica defende que cada parte do nosso corpo está relacionada com cores diferentes, devendo ser tratadas com a cor apropriada. A terapia é feita através de luzes coloridas por uma pessoa com formação na área, que saiba utilizar as cores de forma a ajudar na recuperação do equilíbrio desejado.
Quando associada a outras técnicas como, por exemplo, a massagem ou reflexologia, os benefícios da Cromoterapia podem ser aumentados, proporcionando o equilíbrio integral da mente e do corpo.
A Cromoterapia está na lista das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde desde 1976. E desde 1983, esta prevista no livro "Medicina Tradicional e Cobertura dos Cuidados de Saúde", dedicado às terapias tradicionais de todo o mundo, editado pela OMS.

Propriedades terapêuticas das cores

Vermelho Energia e Vitalidade
Estimula a corrente sanguínea e liberta adrenalina. Combate constipações e dores reumáticas. Estimula o sistema nervoso intensificando as funções físicas. Eficaz em problemas sanguíneos ou da pele.
Laranja Alegria e optimismo
Revitaliza os ossos e músculos. Tonifica, combate o cansaço, estimula o sistema respiratório e ajuda a fixar o cálcio no organismo. É um bom antidepressivo pois aumenta o opotimismo e liberta energia, proporcionando bem-estar e satisfação.
Amarelo Estimulação e regeneração.
Regenera a pele, os ossos e os músculos. Estimula a percepção, o intelecto e o sitema nervoso central. Auxilia em situações de desespero e melancolia.
Verde Alívio e tranquilidade.
Ajuda no equilíbrio hormonal, estimula os órgãos digestivos, é refrescante e combate infecções. Alivia as insónias e traz tranquilidade. Deve ser utilizado com cuidado pois em demasia pode ser fatigante e provocar depressão.
Azul Calma e harmonia.
Indicado para infecções. Actua ao nível do sistema nervoso, vascular e em todo o sistema muscular. Funciona como calmante e analgésico, auxiliando em casos de dores de cabeça, enxaquecas e asma.
Anil ou Azul Índigo Intuição e anestesia.
Estimula os cincos sentidos e a intuição. Actua na corrente sanguínea, ajudando à coagulação. Funciona como anestésico, chegando a causar insensibilidade total.
Violeta Curativo e inspirador.
Actua como calmante, reduzindo a angústia e a irritação. É útil para pessoas que resistem a mudanças de vida. ´um purificador do sangue, eliminando toxinas. estimula a produção de leucócitos. Bom para casos de pneumonia, asma, problemas de pele e dor ciática.


significado-cores-cromoterapia

Com o ritmo acelerado do modo de vida dos nossos dias, o stress e cansaço é uma constante. Aproveite os recursos naturais da luz solar através da técnica milenar conhecida como Cromoterapia para recarregar a sua vida de energia e vitalidade. Não deixe que a má disposição tome conta da sua vida. Deixe-se levar pelo poder das cores!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...