Subscribe:

Ads 468x60px

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Lenda Filtro dos Sonhos - Dreamcatcher

Lenda Filtro dos Sonhos - Dreamcatcher


Diz a Lenda do Filtro dos Sonhos - Dreamcatcher: 

Antigamente haviam duas tribos em guerra. Essas duas tribos cheias de raiva e rancor geraram energias desarmónicas, as quais originaram pesadelos às crianças.

Mas, antes. Sabe a diferença entre Espanta Espíritos e Dreamcatcher ?!



Assim, segundo a velha lenda dos nativos norte-americanos, quando o velho índio ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, a Grande Mãe Búfalo desceu à terra e pediu ao Xamã que fizesse um aro com um galho de salgueiro-chorão. De seguida, apareceu-lhe IKTOMI e a Grande Mãe Búfalo em linguagem sagrada pediu ao Xamã que deixasse a Grande Aranha fazer uma teia dentro dele. E, o Xamã assim o fez. A Grande Aranha pegou no aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas. E o Xamã ao terminar o trabalho manual e a aranha ao finalizar de tecer a teia, o aro de salgueiro-chorão, ficou deste género:

Lenda do Filtro dos Sonhos - Dreamcatcher


Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento à morte e das boas e más forças que actuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela dizia: "Se trabalhar com forças boas, será guiado na direcção certa e entrará em harmonia com a natureza. Caso contrário, irá para a direcção que causará dor e infortúnios".

No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe:

"No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar o seu povo a alcançar os seus objectivos, fazendo bom uso das suas ideias, sonhos e visões. Eles vêm de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada move-se livremente e consegue agarrar os sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até ao nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do novo dia"

Esse círculo é conhecido como "Dreamcatcher" (apanhador de sonhos). No Brasil e em Portugal é chamado de Filtro dos Sonhos ou Colector de Sonhos.

Trata-se de um instrumento de poder para assegurar bons sonhos para aqueles que dormem debaixo dele, e também para trazer visões.




O Xamã obedecendo à Grande Mãe Búfalo pendurou o filtro no tecto da cabana em que as crianças dormiam. As energias desarmónicas ficaram perdidas na teia e consequentemente presas. Desta forma,  enquanto as boas energias sabiam para onde ir, passando pelo furo central. Aos primeiros raios de sol, as energias dissipavam-se.

Lenda do Filtro dos Sonhos - Dreamcatcher


Os videntes nativo–americanos ensinam que a Grande Aranha, teceu a Teia do Universo para relacionar todas as coisas. (Enquanto teço este texto, reflicto que o mundo todo está ligado por uma "WEB" = teia em inglês). Para eles, a Aranha ao mesmo tempo é Avó e Criadora que cria novas energias dentro da existência. Ela tem a "Medicina da Criação".

Num dos mitos da Criação, conta-se que no início do mundo só havia escuridão, os povos andavam às cegas, e viviam colidindo uns com os outros. A avó aranha que trouxe o sol e o fogo aos índios ensinou-lhes também a arte de fazer a cerâmica.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...