A MULHER BÚFALO BRANCO
A Mulher Búfalo Branco é um ícone na espiritualidade indígena norte-americana...
Dois lakotas andavam numa colina, até que viram uma mulher muito linda, vestida com peles brancas, trazendo nos ombros uma bolsa.
Um dos homens teve pensamentos impuros e disse ao outro, mas, o outro lhe avisou que seguramente aquela era uma mulher sagrada.
O homem com intenções impuras se aproximou da mulher, e nesse momento uma grande nuvem envolveu os dois. Quando a nuvem se dissipou a mulher estava em pé e do homem sobrou seu esqueleto e serpentes que o contornavam.
A mulher disse ao outro homem:
" Consideras aquilo que vês. Quem só vê a beleza física, jamais conhecerá a Beleza Divina."
"Vá até seu chefe Chifre Oco Em Pé e diga-lhe que prepare uma tenda espaçosa para abrigar todo o seu povo e aguardar a minha chegada. Quero passar-lhes algo muito importante."
O homem comunicou o acontecimento a Chifre Oco Em Pé, que prontamente mandou construir uma grande tenda.
Ao terminar a tenda e após reunir o seu povo, a mulher misteriosa chegou. Ela aproximando-se tirou a sua bolsa dos ombros, e, segurando com ambas as mãos entregou-a ao chefe dizendo:
"Olha para esta bolsa e ame-a sempre. Ela é muito sagrada, e deves tratá-la como tal Dentro dela há um cachimbo sagrado para o teu povo enviar as suas vozes ao Grande Espírito - o teu Pai e Avô."
Essa mulher apresentou-se como Mulher Búfalo Branco. Ela explicou o procedimento ritual para o uso do cachimbo, e os sete ritos em que o cachimbo deve ser usado. No final, quando ia embora falou :
" Com este cachimbo, os seres de duas pernas aumentarão em número e a eles virá tudo o que é bom. "
Dando a volta pela cabana, na direção do movimento do Sol, ela foi-se embora, depois de caminhar por uma curta distância olhou para trás para o povo e sentou-se. Quando voltou a levantar-se, o povo assustou-se, pois ela transformou-se num novilho de búfalo vermelho e castanho. O novilho andou por uma pequena distância, deitou-se e rolou no chão, e quando se levantou era um búfalo branco. O búfalo branco andou por uma pequena distância, deitou-se e rolou no chão, e quando se levantou, era um búfalo negro, este afastou-se e desapareceu no alto de um morro.
Segundo Campbell, a mulher wakan ( sagrada ) "a Mulher Búfalo Branco" é o aspecto feminino do búfalo cósmico. O Búfalo Cósmico é o símbolo do Universo em seu aspecto temporal, lunar, morrendo e ressuscitando sempre, e as suas 28 costelas representam os ciclos da lua. Um símbolo de renovação. Ela mesma era o novilho vermelho, cor da Terra, idêntica à cor do fornilho do cachimbo, mas também a mãe, o búfalo branco, e a avó o negro.
Essa história foi extraída do meu livro " O Espírito Animal " É um resumo da versão de Black Elk ( Alce Negro ). Segundo Campbell, a mulher wakan "a Mulher Búfalo Branco" é o aspecto feminino do Búfalo Cósmico.
Uma forte simbologia para os participantes da cerimônia do cachimbo sagrado, é que quem o leva a boca, deve manter os seus pensamentos puros, limpos e com boas intenções.